quinta-feira, 25 de junho de 2009

CONTAS À VIDA

Estamos a aproximar-mos velozmente das eleições Autárquicas.
Neste entretanto, seria bom parar um pouco, respirar fundo, fazer um pouco de ginástica mental e deitar contas à vida …

Pois é altura de conferir se o programa proposto pelo actual executivo da nossa Câmara Municipal foi cumprido, se a oposição fez o que lhe competia e se nós comunidade** fomos participativos e se fizemos sobressair as nossas opiniões.

** A comunidade tem que se impor, e participar da programação e orçamentação, do que vai ser feito com cada centavo que é arrecadado. Com comunidades atrofiadas em termos de participação de sua própria gestão, o que temos é um autoritarismo do poder executivo de fazer inveja a mais dura de todas as “ditaduras”.

27 comentários:

  1. Vamos ver o que é que se vai aqui passar?
    fico a espera

    ResponderEliminar
  2. O que se vai passar em Avis ou a população abre os olhos e não vota na CDU ou então vai continuar tudo na mesma com um concelho que é bonito mas mal gerido. Com grande potencial para o turismo mas a camara comunista não o tem desenvolvido. Bem à maneira da prepotencia comunista não há participação cívica e o concelho que tem muitas condições para se desenvolver está entregue à politica atrasada sovietica.

    ResponderEliminar
  3. Já estava a achar tarde o aparecimento deste tipo de politica camuflada e baixa!!!

    E o sr Marcolino saberá o que é feito em termos turisticos no concelho? parece-me que não! mas se quizer um dia arranjo-lhe alguém que lho mostre!lol

    Seria bem mais útil que apresentassem soluções para se melhorar o NOSSO CONCELHO!!!

    ResponderEliminar
  4. ou então, apresentem uma candidatura, se acham que conseguem fazer melhor!!!!

    ResponderEliminar
  5. mais um pra dizer mal. f...-.. vão mas é trabalhar calões.

    ResponderEliminar
  6. Ao senhor de 3 de Julho de 2009 16:43

    Em termos Turisticos tem sido feito o que????
    NADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Não me venha dizer que o que tem sido feito trás beneficios a população, se pensa assim é porque tem uma visão desequadrada da realidade.

    ResponderEliminar
  7. O que vale e que vozes de burros nao chegam ao ceu por isso podem aqui todos berrar uns para os outros pois nao tem capacidade para fazer mais nada. divirtam se

    ResponderEliminar
  8. ao anónimo do dia 6 de Julho às 6:35 sugere-se que visite os locais directamente ligados ao turismo da vila, de modo a perceber que a visão "desenquadrada da realidade" é a sua!

    Sabia que os benefícios do turismo reflectem-se indirectamente noutros sectores de actividade?

    Alguém um dia disse:
    "Qualquer tolo pode criticar, condenar e reclamar e a maioria deles é o que faz."

    lol


    Também houve outro que disse:
    "Vai mas é trabalhar!!!!"
    lololol

    ResponderEliminar
  9. "Aqueles que têm coragem de lutar por seus sonhos, sempre serão criticados por aqueles que são covardes."

    ResponderEliminar
  10. Cagar sentenças todos o fazem!
    Agora nem os Que lá estão à 40 anos, nem os que desejam para lá ir à outros fizeram algo dingo de nota.

    Mas cagar sentenças todos cagam!
    Enxerguem-sE!

    ResponderEliminar
  11. Avis disse...

    fizes-te tu ... nota-se pelas tuas palavras pois assim se vê a evolução da vida civica deste concelho.

    ResponderEliminar
  12. neste mundo é sempre mais facil falar e ou escrever como anonimo do que contribuir para algo de positivo para a sociedade, alguns destes que escrevem por aqui se calhar nem votam mas criticam as politicas.
    Tenham consciêcia no que escrevem ergam-se identifiquem-se na sociedade e contribuam para a melhorar e não para a sua decadêcia.

    ResponderEliminar
  13. APOIADO ANONIMO DE 1O JULHO ÀS 15.24!
    O anonimato surge por duas razões como uma forma de segurança, porque caso contrario seriamos enxovalhados por tudo e mais alguma coisa... ou para criticar, difamar ou ofender da forma mais baixa que existe!

    ResponderEliminar
  14. ao responsavel pelo blog, sugere-se que acerte o relogio, porque agora são 0:00!!!

    ResponderEliminar
  15. Ao anónimo do dia 6 de Julho de 2009 às 6:35 e ao Sr. Marcolino Silva, no seu comentário do dia 2 Julho de 2009 às 16h51, que referem que nada se faz em termos turísticos no concelho de Avis, sugere-se que tivessem visto o Portugal em Directo na RTP1, onde pessoas que NÃO SÃO DE AVIS manifestam a sua opinião sobre o turismo que se faz por cá, em concreto no Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão. A opinião de algumas mentes brilhantes referem que Avis "Com grande potencial para o turismo mas a camara comunista não o tem desenvolvido"...lol
    A câmara que "nada tem feito" é a mesma que apareceu representada nesses programa de TV,e que por coincidência também é comunista, mas certamente não deve ser aquela que o Sr. Marcolino refere como atrasada, né?
    lllllooooolllll

    ResponderEliminar
  16. O que foi proposto é bem claro:
    - Analisar o que o executivo camarário fez.
    - Analisar a actuação da oposição.
    - Analisar a atitude de todos nós, anónimos cidadãos, que temos a nossa vida, em parte, condicionada pelos snhores da política.

    - O executivo fez muito de umas coisas e pouco de outras:
    1-Fez bastantes festas e passeios com os velhinhos, reformados, pensionistas, etc, etc, para comprar os votos necessários à sua manutenção. O que não deixa de ser triste é que esses pais, avós, tios, etc não se apercebam que esse esforço seria bem mais rentável nas crianças e jovens do concelho.
    2-Fez muitos gastos supérfulos nas festas e feiras e nas ajudas às associações e grupos culturais sem qualquer resultado positivo.
    3-Utiliza muito mal os recursos disponíveis. Muita gente e pouco trabalho. A culpa é dos dirigentes e não dos trabalhadores. Mas chamar a atenção pode significar perder um voto... Assim quem manda não é o presidente ou os vereadores, eles são reféns do sistem que criaram. São balofamente inúteis. Aliás se por acaso saírem da câmara, imaginam essa gente a trabalhar nalgum sítio? Quem no seu estado normal os contrataria? Só nós, munícipes, lhes asseguramos emprego...
    4- A educação e a sua eficácia é coisa para emperrar. Já viram que se houvesse sucesso escolar, deixariam de ter jovens a pedir emprego na câmara... Seria um risco! Logo é mais útil promover o caos e a instabilidade da escola de Avis, assim sempre há carne para canhão.
    Agora a oposição:~
    1- Nunca vi. Se a há é subserviente, atrasada, medrosa, acomodada, instalada, gorda e imbecil, seja do PS que tem um vereador - dizem - quer seja do PSD ou do Bloco. Se têm medo porque é que lá estão? Dêm o lugar a gente nova com garra. Seria amelhor forma de servirem a comunidade.

    Agora nós:
    Também não deixamos de ser uns medrosos, submissos, bufos, gulosos, incompetentes, tolerantes, instalados, invejosos.

    Temos o que merecemos.

    ResponderEliminar
  17. grande parte do que diz o anonimo das 4:10 é o resultado do país que os nossos governantes fazem dele. A começar que o nosso governo maravilhoso prefere ter as pessoas no desemprego a criar postos de trabalho; na educação quando encerra escolas com menos de 10 alunos e nas outras nem uma auxiliar coloca para tomar conta das crianças, ou ainda as condições de trabalho que acabou por aprovar para os trabalhadores públicos (trabalhem eles muito ou pouco, pois é assim em todo o lado), á atribuição de migalhas nos aumentos das reformas dos idosos, a sorte deles é que ainda conseguem fazer alguns passeios à conta da câmara, mesmo que existam pessoas que considerem o dinheiro mal empregue, e ....... talvez não valha a pena continuar, não é?
    quanto aos atributos á maioria das pessoas, talvez tenha razão, mas a grande maioria insere-se na parte dos invejosos!!!!

    ResponderEliminar
  18. A culpa é sempre do governo para o PCP e seus apoiantes a culpa é sempre do governo. As Câmaras têm orçamentos tal como os governos umas maiores outras mais pequenos mas são orçamentos e deveriam servir para que as camaras que são os governos locais os gastassem para beneficio da população. Mas não é isto que acontece, os autarcas comportam-se como se não lhes fossem destinadas chorudas verbas quer pelos dinheiros vindo do poder central quer aquele que lhe chega através dos impostos dos cidadãos e em vez de zelarem pelo desenvolvimento do concelho gastam o orçamento em contratações de funcionários e mais funcionários todos afectos à mesma politica, fazem festas e mais festas e no fim o que é que sobra? Onde é que está o desenvolvimento num concelho onde para todos os residentes tem uma piscina apenas de reduzidas dimensões, e o que é que tem mais Avis? Onde estão os lugares apraziveis e modernos de Avis que atraiem gente? Além daqueles já habituais encontro de vamos todos pescar o que é que se faz mais? São as obras que se fizeram em Avis ao cimo duma escadaria que tem seculos e agora levou com um toldo de ferro cinzento como se estivessemos numa estância balnear algarvia? Avis é de uma rara beleza mas os autarcas CDU que sempre estiveram no poder não merecem os lugares que ocupam. Não é preciso ir muito longe para ver a diferença é só ir ao concelho de Fronteira e já se nota que é uma terra onde não impera o Partido Comunista. É tempo de mudança quem tiver amor à sua terra tem nas eleições a possibilidade de mudar para melhor.

    ResponderEliminar
  19. Quando se olha para estes comentários, só apetece dizer...FAZER SEJA O QUE FOR NESTE CONCELHO, É O MESMO QUE DAR PÉROLAS A PORCOS!!!
    Cambada de maldizentes e ignorantes...escadarias com séculos, por amor de Deus!
    Cobardolas. É muito fácil escondermo-nos na desculpa, "ai e tal, a cm é antidemocrática e persecutória, para não participarmos e não termos iniciativa e empreendedorismo,sem muletas.A CM tem que criar as condições para os particulares avançarem com os seus projectos individuais. Mas, não, querem é a papinha toda feita e desculpas para a inércia própria.

    ResponderEliminar
  20. Ao Exmo Anónimo 16 de Julho de 2009 4:00

    Seria pedir-lhe muito que descreve com mais promenor o seu comentário pois fiquei um pouco se entender o que pretendia dizer ao certo

    ResponderEliminar
  21. Acredito que não tenha entendido, nem era de esperar OUTRA COISA DE tanta massa cinzenta ;D

    ResponderEliminar
  22. Ó Anónimo de 16 de Julho de 2009 4:00, porque é que houve (supostamente) tanto apoio para o hotel, e tanta aversão, nas suas palavras, em apoiar a iniciativa local?
    O que raio tem os que já cá estavam a menos que aqueles que para cá vem?
    Será que é porque, eventualmente, não votam na CDU por não dependerem do ordenado da Câmara?
    Mas que raio de raciocinio fascista é esse?
    "Empreendedorismo,sem muletas" então toda a minha gente pode ter tudo e mais alguma coisa da Câmara, menos a iniciativa local?

    Estou indignado, até há algum tempo atrás, isto nunca seria admitido em publico, ao que isto chegou.

    ResponderEliminar
  23. simplesmente não há iniciativa local, onde é que ela está? só se for no mal dizer, niso sim desperdiçam energias. E não tire ilações da minhas palavras. a cm, tal como outras entidades apoiaram o hotel pq o mesmo cria emprego directa e indirectamnte. Tem-se apoiado pouco a iniciativa local, anda há bem pouco tempo foi lançado o FAME, que está decorre para apoiar as empresas, bem como inciativas de apoio ao microemprendedorismo, sabe, depois de informados, tendo comaprceido nas sessões, utilizaram o mesmo? pergunte para ver o nívekld e inciiativa da nossa terra. pq numa coisa concordamos, está tudo à espera de arranjar emprego na cm para nãos e terem que preocupar com mais nada, pq ter iniciativa privada, com tantos nichos de negóccio que existem, dá trabalahoe faz calos. por exemplo, justifica-se que avis esteja repleta de cafés, qdo não há uma pastelaria de jeito, uma loja de produtos regioanis, uma loja de vinhos, uma loja com jornais e revistas, aberat oa domingo e feiados, tudo no centro histórico; uma engomadoria, um sapateiro; tabalhos em cortiça e em outros materias; pontos de venda de produtos do nosso concelho sem ser apneas no posto de turismo. e há mtos espaos à venda e paar arrendar no centro histório, dirijam-se ao gadl e procrem os apoios essencias, essa é a unica muleta de que necessitam, mas não queiram que os outros façam tudo por vocês. canalizem essa energi negativa para algo de produtivo. deixemo-nos de camninhar de costas voltadas e unamos esforços para trabalahar em conjunto. a inicitiva pública é importante, mas para enquadar a privada. Em Avis ao domingo está tudo fechado, não um unico restaurante aberto. a churraqueira, o alpendre fecha no sábadoa seguir ao alomçoe só reabre na 2ª feira, isto é d loucos, como podem os negócios resultar. vejam um optimo exemplo, o arlindo dos pneus, trabalhador e com iniciativa.
    Deixem-se de ser más linguas, muitos são por recalcamentos, pq a vida não lhe corre bem em casa, é o casode um que morava na rua da misericórdia e teve que mudar por causa da namorada andar com um muito mais novo e agoar teve que ir paar as traseiras dessa casa com vedações elevadas, acontece, pá, tens a minha solidariedade, mas não descarregues nos outros e se precisares tens aqui um ombro para chorares.

    ResponderEliminar
  24. Você é funcionário/a da Câmara (dos que ganham bem)? Só pode, tem mesmo de ser.

    Não iluda as pessoas, escreva aqui o valor do apoio e as condições e obrigações exigidas para ter acesso aos apoios que mencionou.

    Mas, não estou de forma alguma contra essa medida, que a Câmara resolveu apoiar, uma vez que a iniciativa não é da Câmara, você sabe bem.

    ResponderEliminar
  25. talvez não exista um valor de apoio, mas sim uma percentagem do investimento, as condições e obrigações exigidas serão aquelas que o regulamento permite e contra isso nada a fazer!
    A iniciativa de PROTOCOLAR o sistema foi da CM!
    Mas já agora anónimo do dia 31-07-2009, sabe o que é o FAME?

    «FAME chega a Avis
    No passado dia 24 de Janeiro pelas 16 horas foi assinado o protocolo FAME – Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Município de Avis, numa cerimónia que contou com a participação de cerca de 40 empresários do concelho.

    O valor do fundo é de 250.000 euros, podendo apoiar investimentos até ao montante máximo de 45.000 euros. A parceria é constituída pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, pelo Município de Avis, pelo IAPMEI, pelo BES e pela Sociedade de Garantia Mútua Garval.

    Os empresários do Concelho de Avis têm agora à sua disposição um novo produto de crédito que apoia os seus projectos de investimento. A criação deste fundo pretende ser mais um factor de dinamização e fortalecimento do espírito empreendedor dos empresários do Concelho de Avis.» (pag. da ADRAL)

    Quantos já aderiram? não faço ideia....

    Aí há uns anos 2006 ou 2007 tive conhecimento de um projecto da CM de apoio ao empreendedorismo de mulheres, que visava a frequência de uma formação e a concretização de um plano para criar um negócio, incluindo a disponibilidade de um montante "A FUNDO PERDIDO" para a criação de empresas.

    Quantas aderiram? Não faço ideia...

    Destes ouvi eu falar, certamente haverá mais apoios da CM, mas será tem aderência pelos pequenos e médios empresários?

    Pois, não faço ideia!

    ResponderEliminar
  26. Não é aderência, é adesão porque aquilo não se pega. :)

    Não entenda de forma alguma que estou contra o programa em causa. O problema é que não se trata de nenhuma solução milagrosa, como parece que pretende fazer crer.

    No fundo, o FAME, não passa de uma linha de crédito, como outro qualquer, adquirido em qualquer outro banco.

    O FAME, no caso de ser aprovado, é um empréstimo feito ao BES, com o aval do Municipio de Avis, com uma minima redução de juros e que pressupõe investimentos em coisas "inovadoras", ou seja, que não existam no concelho.

    Você, (presumo que tenha sido), deu exemplos de iniciativas possiveis, na zona histórica da sede concelho. Desculpe mas não resisto, tenho de voltar a perguntar-lhe - é funcionário/a da Câmara (daqueles que ganham bem)? Porque se não é, parece. Julga que está aonde, em Monsaraz, em Marvão? Está mesmo convencido/a que em Avis há turismo suficiente para sustentar esse tipo de negócios na zona histórica. Para um negócio funcionar tem de haver clientes, obviamente que depende de muitos factores, mas esse é essencial.
    Não é própriamente o mesmo que estar sentado num gabinete, à espera que chegue o dia do pagamento certo todos os meses.

    Conclui-se por isso, fácilmente, porque é que não aparecem pessoas a "aproveitar" essa pequena percentagem de diferença dos empréstimos feitos através do programa FAME.

    ResponderEliminar
  27. Carissimos

    1- Turismo-
    campo de golfe ( gera no minimo 30 postos de trabalho directos mais indirectos que não sei qualificar.

    2- agricultura
    produtos biológicos.Tem uma grande procura e preve-se que Portugal tenha necessidade de uma vez mais importar para satisfazer a procura
    Certificação de azeites e queijos da região

    3-industria
    transformação cortiça. somos produtores também poderemos ser transformadores

    4- desenvolvimento sutentado.
    reciclagem obrigatória para todos os consumiveis possiveis.

    5- urbanismo /turismo
    recuperação de casas para turismo rural com parcerias com comercio local


    Não foi preciso pensar muito para garantir aqui no minimo mais 100 postos de trabalho para o concelho.Certamente que não é fácil mas com o apoio da Câmara e da sociedade civil todos ficaria a ganhar.

    Se me dessem a oportunidade de gerir a câmara faria acontecer muita coisa. Beneficiariam todos com isso em especial os mais capazes não os do sistema...

    ResponderEliminar