terça-feira, 14 de julho de 2009

O PODER LOCAL...

O Poder Local Democrático ao nível das Câmaras Municipais é um desafio único, na vida de qualquer cidadão que partilha da vontade de ajudar quem precisa, de resolver situações em benefício da comunidade. A experiência autárquica é única na actividade política do cidadão, dela depende o maior ou menor sucesso da sua acção e a relativa felicidade da população que o elegeu e nele confiou, até ao dia em que a manipulação suplanta a competência e o sentido de serviço público, tal como deu a entender o Presidente da República no seu discurso de 5 de Outubro de 2008: "A verdade conduz ao bem; a ilusão pode prejudicá-lo"

Por isso a escolha dos candidatos ao Pode Local deve envolver alguns cuidados, e um vasto número de qualidades, sentimentos, valores, experiência democrática, habilidade para estabelecer prioridades, capacidade de trabalho, espírito de missão, optimismo, solidariedade, sentido de Estado, claramente primeiro à dimensão local.

A dignidade do Poder Local Democrático é incompatível com quaisquer projectos considerados desvantajosos à população, pois a utilização do poder para qualquer tipo de "ajuste de contas", pessoais ou político-partidárias é bem mais grave do que o incumprimento de promessas.

Posto isto será que é desta forma que o nosso concelho caminha e tem caminhado, sem ajustes de contas politico-partidárias, do cobrar do favor e da verdadeira dedicação e preocupação pelo progresso económico, social e cultural da nossa população!!??

11 comentários:

  1. Penso que o nosso poder autarquico não tem agido de forma nenhuma, apenas se tem preocupado na manutenção do aproveitamento da fraca precocupação da nossa população em relação ao nosso concelho.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida alguma que a escolha dos candidatos ao Poder Local envolve "alguns cuidados, e um vasto número de qualidades, sentimentos, valores, experiência democrática, habilidade para estabelecer prioridades, capacidade de trabalho, espírito de missão, optimismo, solidariedade, sentido de Estado, claramente primeiro à dimensão local." E é com base nesses pressupostos que as populações elegem os seus representantes.
    A forma como o nosso concelho caminha? lol! Caminha no sentido que a MAIORIA DA POPULAÇÃO DESEJA, é por isso que se chama democracia!

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo 14 de Julho de 2009 14:21

    É verdade quando diz " A forma como o nosso concelho? lol!! Caminha no sentido que a MAIORIA DA POPULAÇÃO DESEJA, é por issi que se chama democracia!
    Mas deixe-me discordar um pouco, uma vez, que parece que não é bem da forma como a MAIORIA DA POPULAÇÃO DESEJA, pois a nossa população também me parece acomodada a situação e por outro lado a maioria da população esta dependente do caracter "social" CMA, se assim lhe podemos chamar. Pois a população deve ver que nós não temos desenvolvido assim tanto...
    Pois a mim parece-me (a mim) que vamos num caminho sem rumo, sem qualquer tipo de objectivo concreto, sem definições de prioridades pois apenas o que se tem notado é a construção de jardins, embelezamento da zona historica, etc... e quanto A MIM tudo isto é muito pouco, pois estas situações não alimentam a população são apenas obras, projectos de lavagem de imagem.

    ResponderEliminar
  4. Democracia em Avis mas qual democracia a do PCP aquela que só tem direito a ser ajudado quem é do PCP Só tem direito a ser trabalhador da Camara quem tem o cartão do Patido comunista? É esta a democracia de avis? Desenvolvimento? que desenvolvimento tem uma terra com tão poucos habitantes tem e não consegue segurá-los lá criando-lhes melhores condições de vida quer economicas quer de cultura e lazer e os vê partir para outros lados e até para o estrangeiro? Avis tem uma taxa de analfabetismo alta que o poder politico aproveita para manobrar mais à vontade as suas ideias. Cabe aos jovens que são mais instruidos que os seus pais que os seus avós encetar a mudança no concelho e libertar de falsa democracia do PCP em Avis. Com outra camara de outra cor politica era possível fazer de Avis um dos melhores concelhos do pais em beleza em infra-estruturas turisticas e na criação de empregos para os jovens e para os menos jovens que querem e precisam de trabalhar. As camaras comunistas são um entrave ao desenvolvimento. Em toda a europa o Partido comunista já não tem qualquer expressão eleitoral praticam uma politica em todos os aspectos de entrave ao progresso querem a todo o custo manter as pessoas pobres e revoltadas o que lhes garante o voto por se intitularem o partido dos mais necessitados. E é assim que eles se tem mantido no poder é conservar a existencia de pobres e desamparados para não perderem os lugares na politica. Para que se veja o apoio que esta camara dá ao turismo é só ver a estrada que liga avis ao Hotel da Herdade da Cortesia uma unidade hoteleira que traz benefício à terra e que a camara o apoio que está a dar é ter a estrada completamente esburacada para que os turistas se fartem de estragar pneus e deixem de vir. A estrada é municipal e é uma obrigação da camara arranjá-la. Como diz o anónimo das 14.21 muitos votantes em avis estão dependentes dos apoios sociais da camara e perderam por isso a sua liberdade quando os benefícios que eles recebem é um direito que têm é pago com o dinheiro dos impostos da população e não é nenhum favor da camara.

    ResponderEliminar
  5. Corrige-se o comentário anterior "onde se lê anónimo das 14.21 deve ler-se anónimo das 3.46"

    ResponderEliminar
  6. Ao tentar imaginar quem serão os “indivíduos” que efectuam por aqui os comentários, vem-me á ideia em primeiro lugar que são, na sua maioria, do concelho e que por acaso até vivem cá. Penso qual será a sua intenção ao difamar, injuriar ou ofender outras pessoas (quem quer que sejam)? Penso quais serão as suas ambições? O que levará alguém a ter essas atitudes, será ódio? inveja? Será que não tem mais nada que fazer? Imagino que algumas serão daquelas pessoas que dão palmadinhas nas costas e que se desfazem em sorrisos para depois aproveitarem para descarregar frustrações pessoais os blogs… mas será que as suas ambições pressupõem deitar a baixo quem se atravessar no seu caminho?

    Deixo a sugestão para que pensem no tipo de pessoa que são e de que forma poderão contribuir para melhorar o concelho em que vivemos.

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado, acabei de ler todos os comentários e não vi injurias ou ofensas a ninguem.
    Vi que as pessoas expressaram de forma livre a sua opinião. Coisa que pelos vistos não tem muita aceitação para alguns comentadores.
    Voltei a reler os comentarios e continuei a não encontrar nada de injurioso ou ofensivo.
    Será que se refere à taxa de analfabetismo? Isso não é uma injuria, é um facto. Não acho que o autor do comentário pretendesse ofender alguem, até porque as razões do analfabetismo são muitas e diversas, mas é extremamente feio injuriar alguem por essa razão.

    ResponderEliminar
  8. será que o sr. anónimo leu mesmo os comentários todos? sim talvez os referidos ao post de 14/07/2009, não foi?
    Pois, já calculava... mas eu referia-me aos anteriores também :)
    referia-me "por aqui" pelos blogs em geral, especialmente nos que tem como função o conflito e a desordem!
    Mas claro que não entendeu desta forma...
    e já agora já pensou como pode contribuir para o concelho de Avis?

    ResponderEliminar
  9. A referência no comentário das 12.19 à taxa elevada de analfabetismo em Avis é a constatação dum facto inegável.
    Não tem qualquer sentido injurioso para ninguem. Respeito muito este grupo grande da população que trabalhou e lutou muito para garantir a sua sbsistência e a da sua família. E tenho grande admiração por eles porque sempre lutaram para que os seus filhos tivessem uma vida melhor do que a sua, estudassem e aprendessem aquilo que a eles sempre lhes fez falta , saber ler e escrever. Hoje os seus filhos os seus netos porque tiveram oportunidade de fazer a escola são pessoas mais informadas, logo mais livres. E é essa liberdade que estas novas gerações podem e devem usar para escolher quem melhor os representa. O Partido comunista está na camara de Avis há 35 anos manteve o concelho sem inovação sem desenvolvimento obrigando os filhos e os netos dos mais velhos a procurar noutros lados melhores condições de vida.
    Uma injúria para a população de Avis é o atraso em que o PCP manteve o concelho de Avis.

    ResponderEliminar
  10. Sim , concordo com o anónimo da 17.27, no entanto qdo os filhos desses que fizeram sacrifíco para que eles estudassem voltam à sua terra para contribuir com o que sabem para o seu desenvolvimento, o que é que acontece? são enxovalhados e apelidados de tachistas, não é?!
    Por isso até dá vontade de voltar, quando somos mais bem tratados qdo trabalhamos fora do que na nossa própria terra. É uma incoerência daquelas. Avis spre foi madrasta para os seus; nisso o Ervedal é um melhor exemplo, tem orgulho nas pessoas que dali sairam e que voltaram, fosse a que e com que título fosse. Avis precisa de um novo rumo, não relativamente às instituições mas, no que concerne às mentalidades. Enqto a mesquinhez e a tacanhez de espírito imperar,podem vir os partidos que vierem para a câmara pq tods eles vão ter as mesmas dificuldades.

    ResponderEliminar
  11. AVIS SEMPRE FOI MADRASTA PARA OS SEUS, caro anonimo das 9:06, uma frase com um sentido perfeito! Parabéns!
    Sem dúvida que a maioria dos avisenses (habitantes do concelho de Avis) estimam mais quem vem de fora, do que quem esteve fora e regressou às origens!

    ResponderEliminar